Núcleo Espírito-Santense de Computação Musical

Projeto de Extensão: Orquestra de Computadores

O marco inicial do desenvolvimento da música eletrônica foi a invenção do telefone por Alexander Graham Bell em 1876. Importante avanços sucederam até que em 1957 a música encontra a computação pelas mãos de Max Mathews no Bell Laboratories. Matheus criou um programa de computador que manipulava dados musicais. O programa chamado Music I tinha uma única voz, uma forma de onda triangular, não possuía ADSR e só controlava a afinação, intensidade e duração dos sons. O Music I deu origem a uma série de programas musicais como Music II, Music III e Music IV. Estes programas abriram espaço para uma “avalanche” de novos programas musicais de todas as categorias que foram criados a partir de 1976 com a difusão dos microcomputadores e a utilização de linguagens de programação de alto nível e grande portabilidade [Miletto 2004]. Hoje, o computador é considerado um importante instrumento musical capaz de superar a limitações dos instrumentos acústicos.

O projeto Orquestra de Computadores visa apresentar a comunidade o computador como um instrumento musical de grande versatilidade e relativa facilidade de manuseio através de concertos abertos ao público. Um grupo heterogêneo formado por alunos e professores dos cursos de computação (engenharia e ciência)  e de música, realizam ensaios periódicos onde exploram novas técnicas e tecnologias para síntese sonora, produção musical, e técnicas performáticas. Concertos interativos são realizados nos 3 campi da UFES.

Para participar do projeto, solicite registro no nosso grupo no Google

Professores Responsáveis pelo Projeto:

Coordenador: Prof. Marcus Vinícius das Neves

Subcoordenador: Prof. Leandro Costalonga

Mais informações no SIEX: 400597

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.